domingo, 8 de maio de 2011

As Cores dos Alimentos


Publicado por Consciência Nutricional em:

sexta-feira, 8 de maio de 2009




Para entendermos um pouquinho mais a importância das cores na nossa alimentação, apresento duas abordagens que se complementam: a da ciência moderna e a da Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo a ciência moderna, as cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Essas substâncias naturais, além de colorir os alimentos, desempenham papéis importantes na promoção da saúde e no tratamento de doenças.
Você sabia que vegetais de coloração escura - como rúcula, espinafre, brócolis e agrião - contêm ácido fólico e boro e são excelentes no combates à depressão e à anemia?
Por trás das cores dos alimentos há muito mais do que imaginamos!
Os brancos - como o alho e a cebola - possuem alicina, associada à redução do colesterol.
Os roxos - como as amoras e os blueberries - têm antocianina, com ótimo efeito contra o envelhecimento.
Os vermelhos - como o tomate e a goiaba - possuem licopeno, que auxilia na prevenção de câncer de próstata e osteoporose.
Os verdes - como o espinafre e a rúcula - têm bons índices de fibras e de luteína, que mantêm a saúde visual.
Os amarelos - como a laranja e a abóbora - são ricos em antioxidantes, como vitamina C e betacaroteno, que atuam no sistema imunológico, pele e ossos.
Já segundo a Medicina Tardicional Chinesa, as cores dos alimentos estão relacionadas aos elementos da natureza - Maderia, Fogo, Terra, Metal e Água - que regem os nossos principais centros energéticos. Alguns exemplos:
Alimentos verdes - como os vegetais de folha verde escura - representam o elemento Madeira e são bons para o centro energético do Fígado e Vesícula Biliar
Alimentos amarelos - como a abóbora, o cará e a mandioquinha (batata baroa) - representam o elemento Terra e são excelentes para o centro energético do Baço-Pâncreas e do Estômago.
Alimentos vermelhos - como as pimentas e o tomate - representam o elemento Fogo e são exelentes para o Coração e o Intestino Delgado.
Alimentos brancos - como o inhame, o nabo e o arroz - representam o elemento Metal e são ótimos para o Pulmão e o Intestino Grosso.
Alimentos pretos (ou escuros) - como o gergelim preto, as algas e o feijão preto (não vale Coca-Cola!!!) - representam o elemento Água e são excelentes para o Rim e a Bexiga.
Ainda de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, os sabores também têm muita importância no equilíbrio do fluxo energético.
Mas esse é um assunto para as próximas postagens.
Por enquanto a dica é: quanto mais colorida a refeição, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário