sexta-feira, 20 de maio de 2011

3º Ano - aula de sábado - 21 de maio de 2011 - Use of Do, Does and Did

2º Ano - Aula de sábado - 21 de maio de 2011 - prepositions

1º Ano – Aula de Sábado – dia 21 de maio de 2011

9º Ano – Aula de sábado dia 21 de maio de 11

Verbos irregulares
Clique aqui para abrir a aula: 9-ano-aula-de-sabado-dia-21-de-maio-de.2011

aula de sábado de 21 de maio de 2011 - 8º Ano Matutino

Clique aqui para abrir a aula: possessives-8-ano-21-de-maio-de-2011

Secretária de Educação enquadra escola militar de Imperatriz



 19 Maio 2011  
A direção da escola militar de Imperatriz não respeitou o acordo feito entre o Sinproesemma e o governo estadual para dar fim à greve. Entre as condições para o retorno à sala de aula o SIMPROESEMMA exigiu o retorno de todos os grevistas à sua escola de origem.

Com exceção da escola Graça Aranha e da escola Militar, não se registrou problemas nesse aspecto. A diretora Marizete Coelho foi enquadrada aqui mesmo pela Diretoria Regional de Educação e os educadores já estão normalmente em sala de aula. O mesmo não aconteceu com os militares que chegaram a declarar a uma professora que não estao subordinados à Secretaria de Educação e sim ao Comando Militar estadual.

Enquadramento

Em contato com o blog o presidente estadual do SIMPROESEMMA, professor Júlio Pinheiro que afirmou ter levado a questão à Secretária Olga Simão que de imediato agiu no sentido de fazer valer o acordo e garantir o retorno dos educadores à escola em questão.

Segundo Pinheiro Olga Simão determinou que os professores grevistas não procurem diretamente a escola, mas que busquem a Unidade Regional de Educação de Imperatriz para receber sua realocação e só de posse do documento retorne à escola para reocupar seu espaço.

A ordem vem de cima, a Secretária está agindo em todas as Diretorias Regionais do Estado no sentido de garantir o acordo de retorno dos grevistas à sua escola de origem. O documento de realocação é importante porque muitos foram substituídos durante a greve e esse é o trâmite legal para a normalidade da situação.

A Greve e Seus Ensinamentos


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
19 de maio de 2011 às 16:33

Por Julio Pinheiro

          Os fatos falam por si. Após 78 dias de intensa disputa com o governo mais covarde da história, enfrentando toda a beligerância, a categoria sentiu o peso do braço do grupo Sarney, na justiça, na mídia e na estrutura estatal, mas bravamente resistiu como heróis do povo, sem invejar nem um mártir das causas mais nobres de nosso povo.
          A Educação se ressente de vontade política. Isso ficou comprovado no gesto do governo nesses dois meses e meio de greve. Não arredaremos um só instante do objetivo de construção sólida da educação que o povo merece - educação socialmente justa e de qualidade, com viés inclusivo, como bem defendeu o mestre Paulo Freire.

          Não podemos negar o esforço diário nos quatro cantos do estado, de todos os militantes dessa causa: Direção dos Núcleos, Delegacias Regionais do Sindicato e Categoria em geral, que não vacilou quando foi convocada para defender direitos importantes que dignifica a nossa missão de educar.

          A nossa pauta foi bem apresentada por todos. O estatuto do educador, instrumento necessário para valorização dos educadores, precisa ser aprovado. O piso salarial precisa ser cumprido e todos os outros itens atendidos.

         Não faltou quem elogiasse o gesto de combate do sindicato, mas não faltou quem criticasse, com objetivos outros e longe da pauta em questão, a ponto de distorcer completamente os fatos, a fim de se locupletar com teses, cada vez mais claras para a categoria, das disputas que se dão pelo controle do Sindicato. O MRP consegue, com a venda covarde de seus membros, corromper idéias e pregar ilusão aos nossos mais destemidos educadores.

         Todos eles - a elite do MRP - pediram ao sindicato o final da greve por não ter coragem de enfrentar vozes contrárias. Em várias reuniões, o MRP queria uma desculpa para a desistência da luta, mas não assumiu isso para a categoria. Como sempre, é mais cômodo para eles deturpar a decisão de suspensão da greve e o estado de greve, que foi tomada, não pela direção do Sinproesemma, e sim pela categoria, que nas 16 regionais assim o decidiram e, por conseguinte, sofreram os ataques dos mais vis desses senhores, a exemplo da assembléia de São Luis, onde, covardemente, os companheiros do interior foram chamados de “gados” por membros do MRP.

          Tenho uma certeza: a luta vai continuar com a mesma clareza de sempre e sem ter nenhuma ilusão do nosso papel à frente deste combativo Sindicato.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aos companheiros e amigos professores

Hoje, 19 de maio de 2011, desejo a todos os companheiros e amigos meus, tanto os companheiros professores quanto aos companheiros alunos meus, um Bom-dia para todos, cheio de paz, harmonia, e alegria, e que hoje seus desejos sejam realizados para Honra e Glória ao Nosso Amado Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Quero deixar-lhes uma mensagem do Nosso Amado e Querido Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo:


»ÊXODO [20]
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

A GREVE DOS PROFESSORES SEGUNDO ROSEANA





Por Jhonatan Almada*

Parabéns mais uma vez a todos que a elegeram!

"- Essa greve não tem sentido, pois já foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pelo Supremo Tribunal Federal. O piso dos professores na hora que tiver decretado, estabelecido pelo Supremo, nós não temos dúvidas, somos a favor do piso e iremos implantá-lo imediatamente. Agora, queremos uma contrapartida por parte dos professores. Nós damos os melhores salários e queremos as melhores notas. O que adianta oferecermos os melhores salários se nós temos os piores indicadores sociais na área de educação no Maranhão, de acordo com dados testes do Ministério da Educação. Então, acho que temos que nos preocupar com as duas coisas e é o que estamos fazendo. Estamos mantendo a parceria com a consultoria do PNUD, que já esteve conosco por três meses e com certeza vai nos ajudar a melhorar essa área de educação. Agora, tem que haver o empenho dos professores e do governo. Tem que ter prioridade e é o que nós estamos dando. Eu faço um apelo para os professores para que retornem às salas de aulas, pois estão prejudicando os alunos. Vamos conversar. Ninguém deixou de conversar. Agora, [eles] fazendo greve não tem conversa, porque foi decretada a ilegalidade. Voltando à escola, a gente conversa, pois o governo é democrático, que sempre esteve aberto ao diálogo, sempre conversou com a população e quer continuar conversando. O que se quer é o bem do povo do Maranhão. O governo não está nem de um lado e nem de outro - *esclareceu.*" Disponível em:http://imirante.globo.com/noticias/2011/04/28/pagina272615.shtml.

Essa fala confusa e estarrecedora é da governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), reeleita em 2010, após o golpe judicial de 2009 que depôs o governador Jackson Lago (recentemente falecido). Essa fala apresenta três equívocos centrais quanto a greve dos professores e professoras do Estado. 

O primeiro é atribuir a validade do Piso Salarial Profissional Nacional a publicação da decisão do Supremo Tribunal Federal-STF. Ora a Lei N. 11.738<http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>, de 16 de junho de 2008, que instituiu o piso estabeleceu a data de 1º de janeiro de 2009 para a implantação de 2/3 do piso e 1º de janeiro de 2010 para integralização do valor. Justamente, os meses cruciais em que o Governo Jackson Lago foi deposto. 

Quando Roseana Sarney assumiu, juntamente com os três secretários que já passaram pela SEDUC, ignoraram o cumprimento da lei e jogaram a culpa para o STF, sendo que o Estado do Maranhão não fazia parte dos Estados que questionaram a referida lei (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará). 

O segundo é relacionar melhoria salarial (sempre incapaz de repor as perdas com a inflação e nunca acima dela) com melhoria dos indicadores educacionais. Se salário estivesse relacionado com desempenho, os juízes, ministros e desembargadores dos Tribunais Superiores prestariam o melhor serviço público no Brasil e no mundo, Todos nós sabemos que isso não ocorre, nem por isso seus salários são majorados. Essa opinião se justifica pelo fato da governadora não entender nada de educação, muito menos a Secretária de Educação que lhe assessora, tanto que precisa do PNUD para lhe ensinar a acessar o site do Inep/MEC e lhe mostrar o que dizem as estatísticas sobre a realidade educacional estadual. O "melhor salário do Brasil" não significa que o professor e a professora do Maranhão ganham melhor, mas que os professores em geral ganham muito mal. Todas as pesquisas PNAD do IBGE comprovam que entre os profissionais com nível superior o professor é o que tem a menor remuneração, mesmo os professores universitários. Ora, mas de quem não consegue acessar o site do Inep não é possível exigir que conheça ou compreenda estudos e pesquisas sobre remuneração.

Vale a pena que os educadores e educadoras do Estado do Maranhão façam uma "vaquinha" e comprem os livros básicos sobre fundamentos da educação, geralmente lidos nos primeiros períodos das licenciaturas e enviem para a governadora e sua secretária. Talvez a partir dessa leitura entendam (a capacidade de aprender é inerente ao ser humano) que a educação é um fenômeno complexo que exige não só salários, mas fundamentalmente condições de trabalho, estrutura física e material nas escolas, alimentação dos alunos, condições dignas de permanência e continuidade dos estudos, dentre inúmeros outros fatores. 

O último equívoco é confundir legalidade com justiça. A greve está para além do direito e da lei, ambos construções humanas e que devem estar a serviço da humanização. No momento em que o direito e a lei servem para justificar a perseguição dos trabalhadores e trabalhadoras ela perde a sua máscara de igualação de todos, de que estaria a serviço de todos e se revela límpida e claramente a serviço de quem está no poder, nunca ao lado do povo.

*Por Jhonatan Almada, historiador e membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-Anpae.

Estados mais pobres têm os governadores mais ricos no país


Publicado por hugo freitas
governadora Roseana é a 2ª mais rica do país

Os dois Estados com os piores índices sociais do País têm os dois governadores eleitos mais ricos do País, conforme as declarações de bens feitas a Justiça Eleitoral durante a campanha. 

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, os governadores reeleitos de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), e do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), apresentaram patrimônio pessoal de R$ 14,62 milhões e R$ 7.838.530,34, respectivamente.

Além de estarem nas últimas posições do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Alagoas de Teotônio e Maranhão de Roseana também ocupam a pior colocação no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos Estados brasileiros, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Já os governadores eleitos do Sudeste do País ocupam colocações mais discretas dentro do ranking da riqueza. O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) é o 16º mais rico, com um patrimônio declarado de R$ 960,9 mil, enquanto Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, está na 17ª posição, com R$ 843,1 mil, e o mineiro Antonio Anastasia (PSDB), na antepenúltima posição, com R$ 270 mil.

Fonte: O Dia Online

terça-feira, 17 de maio de 2011

ROSEANA MANDA BATER NOS PROFESSORES E SEUS FAMILIARES



  
Com Felipe Klamt

Estou na estrada, acabo de receber uma mensagem dos professores em greve acampados na frente do Palácio dos Leões reivindicando os seus direitos.


A governadora Roseana Sarney mandou a sua polícia com o batalhão de choque e a cavalaria para intimidar, atacar e derrubar o acampamento democrático dos professores com bombas e balas de borracha.


Pelas informações no acampamento estão presente os professores e seus familiares com muitas crianças e idosos. O acampamento foi montado no meio da rua depois da sua retirada pela força policial da frente do Palácio.


Caso a Roseana autorize o ataque vai ser mais uma mancha deste governo retrógado e formado por usurpadores


Blog: Governo desgraçado, governadora desgraçada assim como desgraçados são todos os cúmplices direta ou indiretamente de qualquer violência física contra educadores.

Representantes de escolas aprovam medida de suspensão da greve


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
17 de maio de 2011 às 18:05
A decisão de suspender a greve dos educadores e aguardar que o governo do Estado cumpra os compromissos assumidos na proposta encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) foi aprovada por vários representantes de escolas, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (17), com diretores do sindicato, na sede da entidade.

Os educadores participaram da reunião, convocada pela direção do sindicato, para avaliar o documento enviado pelo governo e a proposta de suspensão do movimento, em aguardo aos prazos estipulados pelo governo, no documento, para a implantação da nova tabela salarial da categoria, de acordo com a Lei do Piso, retorno dos grevistas às suas escolas de origem, envio do projeto de Estatuto do Educador para aprovação na Assembleia Legislativa e suspensão da ação judicial contra a greve.
 

Nota oficial


A direção do sindicato publicou uma nota oficial, na tarde desta terça-feira (17), informando, oficialmente, à sociedade, a suspensão do movimento grevista e as condições de estado de greve da categoria, com possibilidade de retorno da paralisação, caso os compromissos assumidos pelo governo não sejam cumpridos.

Segundo o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, embora não tenha sido realizada assembleia no município de Itapecuru e a de São Luís tenha sido anulada, o resultado das assembleias das outras 15 regionais é suficiente para oficializar a medida de suspensão da greve. As assembleias de São Luís e de Itapecuru não alterariam o resultado das demais, que representam a maioria dos municípios maranhenses.

Imperatriz suspende greve e aguarda que o governo cumpra compromissos


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
16 de maio de 2011 às 19:08
Os trabalhadores da educação pública estadual de Imperatriz decidiram, por unanimidade, em assembleia regional, realizada sábado (14), suspender a greve e retornar à sala de aula, mas em estado permanente de greve, aguardando que o governo do Estado cumpra os compromissos assumidos na proposta enviada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINPROESEMMA).

Desde o início da greve, no dia primeiro de março de 2011, os trabalhadores de Imperatriz, sob coordenação da direção local do sindicato, se mantiveram firmes no movimento, com adesão total da categoria, somente reduzindo para cerca de 70% depois das ameaças e pressões praticadas pelos representantes do governo nas escolas.

“Com a proposta apresentada pelo governo, avaliamos, em assembleia, que daria para retornarmos e esperar que o governo cumpra os compromissos assumidos. Porém, voltamos em estado de greve e podemos paralisar novamente se o governo não cumprir o que assegura na proposta”, enfatizou o diretor regional do sindicato, Raimundo Nonato.

O diretor explicou ainda que os professores de Imperatriz voltaram à sala de aula, mas querem uma discussão em torno do calendário escolar. A direção geral do Sinproesemma adverte que irá cobrar imediatamente a construção de novo calendário escolar 2011, tendo em vista que os 77 dias de greve alteraram sensivelmente o calendário estabelecido pelo governo. "Não há como manter o término das aulas previsto, fazendo de conta que não houve greve de mais de dois meses. Temos que ajustar um novo calendário, para que não haja prejuízos aos alunos, nem sobrecarga aos trabalhadores", explicou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.


Nota oficial


Nesta terça-feira, a direção do Sinproesemma irá publicar nota oficial com o resultado das assembléias regionais acerca do movimento grevista. A assembleia de São Luís deste domingo (15) foi anulada, segundo a direção do sindicato, em decorrência dos tumultos ocorridos e dos excessos de radicalismos por parte de membros do Movimento de Resistência dos Professores (MRP).

No município de Itapecuru não houve assembleia e nas outras 15 regionais, que representam quase todos os municípios do Maranhão, a posição é a mesma de Imperatriz: suspensão da greve e retorno às aulas para exigir imediatamente a retomada das negociações na mesa permanente proposta pelo governo, para tratar todos os pontos pendentes da pauta de 22 reivindicações.

Nota Oficial do SINPROESEMMA sobre a greve dos educadores


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
17 de maio de 2011 às 16:32

NOTA OFICIAL


            Em respeito à sociedade, o SINPROESEMMA vem a público comunicar que a categoria, em assembleias regionais, decidiu por maioria suspender a greve, após 78 dias de luta, enfrentando o terrorismo e o autoritarismo do atual governo do Estado.
           
            Que a categoria manterá o estado de greve, podendo voltar a cruzar os braços, caso o governo não cumpra os compromissos assumidos nos prazos determinados para instituição de uma tabela salarial com base na Lei do Piso, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, abono das faltas, devolução dos salários descontados, manutenção dos grevistas em seus postos originais de trabalho e retirada da ação judicial contra a greve.
 
             Educação de qualidade, só com Estatuto aprovado e Educador valorizado! A luta continua!
A DIREÇÃO

Laboratório de Informática

Hoje, 17 de maio de 2011,  no Laboratório de Informática da C.E. Tancredo de Almeida Neves, os alunos do 2º Ano B - turno: Vespertino, fizeram um trabalho de pesquisa de Inglês sobre Possessive Pronouns, e todos tiveram boa participação a respeito desta pesquisa.
Abaixo estão as imagens dos alunos que estiveram presentes nesta pesquisa.









História do Islamismo


História do Islamismo

Introdução

A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Vida do profeta Maomé

Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.
Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.
Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica.
Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porém, a religião continuou crescendo após sua morte.

Livros Sagrados e doutrinas religiosas

O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Preceitos religiosos

A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:

- Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;
- Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;
- Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;
- Realização diária das orações;
- Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados

Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo

Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

SINPROESEMMA faz balanço de paralisação nas regionais


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
16 de maio de 2011 às 14:03
Depois de manter-se em greve por setenta e sete (77) dias, o SINPROESEMMA concluiu que 90% dos trabalhadores em educação manteve suas atividades paralisadas em todo o Maranhão durante esse período.
A análise da direção vai mais longe e conclui que, depois de negada a reclamação feita ao Supremo Tribunal Federal (STF), o esforço do SINPROESEMMA foi maior ainda tendo em vista a sequencia de ataques à liberdade sindical, responsável pela adesão das regionais de Presidente Dutra, Barra do Corda, Zé Doca, Chapadinha, Barreirinhas, Timon e Açailândia, que decidiram pela suspensão da greve no início deste mês.
Bacabal, Balsas, Santa Inês, Viana, Caxias, Codó e Pinheiro voltaram suas atividades no último dia 10, (terça-feira). Já as regionais de Imperatriz e Rosário retornaram às salas de aula no último dia 14, (sábado). Em São Luis, permanece em greve apenas 5% da categoria, em um universo de 10 mil trabalhadores.
Documento
A suspensão do movimento paredista segundo explica o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, só foi possível depois de ter sido enviado pelo Governo do estado, novo documento que se compromete com a classe trabalhadora nos seguintes pontos: prazo de 60 dias para o envio do Projeto de Lei do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, contatos a partir da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou constitucional a Lei do piso salarial nacional do professor.
Também define o prazo até o mês de junho deste ano para fazer o pagamento dos valores descontados nos salários dos professores, “mediante compromisso da reposição integral de todas as aulas não ministradas no período da paralisação, obedecendo ao calendário escolar de 2011, que estabelece o término das aulas em 23/12/11.”
A direção do Sinproesemma adverte que irá cobrar imediatamente a construção de novo calendário escolar 2011, tendo em vista  que os 77 dias de greve alteraram sensivelmente o calendário estabelecido pelo governo. "Não há como manter o término das aulas previsto, fazendo de conta que não houve greve de mais de dois meses. Temos que ajustar um novo calendário, para que não haja prejuízos aos alunos, nem sobrecarga aos trabalhadores", explicou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.
Em relação ao retorno dos trabalhadores remanejados, o governo “assegura, de imediato, o retorno dos remanejados no período da paralisação”.
E finalmente, o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. Neste caso, o Governo apresenta uma proposta original de somente “colocar em prática o piso salarial da categoria determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias, após o STF emitir o acórdão da sua decisão e o Ministério da Educação dar cumprimento ao disposto no art. 4º da Lei 11.738, de 16/07/2008”.
Júlio Pinheiro diz que, no entendimento da direção é preciso manter a vigilância sob todos os aspectos da negociação. “A direção propôs a suspensão do movimento, mas com a condicional de permanecer em estado de greve”, disse ele ao acrescentar que essa medida tende a ‘recarregar as baterias’ e reabrir mesa de negociação permanente para tratar imediatamente, segundo ele, do novo calendário que compõem a pauta apresentada ao governo, composta por 22 pontos.
“Com essa medida, o SINPROESEMMA fará nesta terça-feira, (17), pronunciamento oficial sobre a decisão da categoria sobre o movimento de greve em todo o Estado”, conclui Pinheiro.

Imperatriz suspende greve e aguarda que o governo cumpra compromissos


Publicado pelo sinproesemma
Data de Publicação: 
16 de maio de 2011 às 19:08
Os trabalhadores da educação pública estadual de Imperatriz decidiram, por unanimidade, em assembleia regional, realizada sábado (14), suspender a greve e retornar à sala de aula, mas em estado permanente de greve, aguardando que o governo do Estado cumpra os compromissos assumidos na proposta enviada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINPROESEMMA).

Desde o início da greve, no dia primeiro de março de 2011, os trabalhadores de Imperatriz, sob coordenação da direção local do sindicato, se mantiveram firmes no movimento, com adesão total da categoria, somente reduzindo para cerca de 70% depois das ameaças e pressões praticadas pelos representantes do governo nas escolas.

“Com a proposta apresentada pelo governo, avaliamos, em assembleia, que daria para retornarmos e esperar que o governo cumpra os compromissos assumidos. Porém, voltamos em estado de greve e podemos paralisar novamente se o governo não cumprir o que assegura na proposta”, enfatizou o diretor regional do sindicato, Raimundo Nonato.

O diretor explicou ainda que os professores de Imperatriz voltaram à sala de aula, mas querem uma discussão em torno do calendário escolar. A direção geral do Sinproesemma adverte que irá cobrar imediatamente a construção de novo calendário escolar 2011, tendo em vista que os 77 dias de greve alteraram sensivelmente o calendário estabelecido pelo governo. "Não há como manter o término das aulas previsto, fazendo de conta que não houve greve de mais de dois meses. Temos que ajustar um novo calendário, para que não haja prejuízos aos alunos, nem sobrecarga aos trabalhadores", explicou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.


Nota oficial


Nesta terça-feira, a direção do Sinproesemma irá publicar nota oficial com o resultado das assembléias regionais acerca do movimento grevista. A assembleia de São Luís deste domingo (15) foi anulada, segundo a direção do sindicato, em decorrência dos tumultos ocorridos e dos excessos de radicalismos por parte de membros do Movimento de Resistência dos Professores (MRP).

No município de Itapecuru não houve assembleia e nas outras 15 regionais, que representam quase todos os municípios do Maranhão, a posição é a mesma de Imperatriz; suspensão da greve e retorno às aulas para exigir imediatamente a retomada das negociações na mesa permanente proposta pelo governo, para tratar todos os pontos pendentes da pauta de 22 reivindicações.

Imagens da assembleia dos professores do Maranhão



 16 Maio 2011  
Seguem-se as imagens dos passos da participação da delegação de Imperatriz, Porto Franco e Estreito na Assembleia dos professores realizada neste domingo,15, no convento das Mercês em São Luís.

Café da manhã na sede social do SIMPROESEMMA. Professora Gilda em ação, de costas o prof. Cecílio.
Profªs Magnólia, Celina, Rosyjane e Maria Silva. No centro prof. Wilas diretor do sindicato em Imperatriz.

Carlos Hermes, Carlos Henrique e Carlos Airton...ufa!

Professor André Santos comandando chegada da delegação á sede do Sindicato.

Sede do SINPROESEMMA.

Deputado Bira do Pindaré, fazendo fala de saudação na abertura da Assembleia. Ao seu lado o presidente do SIMPROESEMMA Júlio Pinheiro e diretores sindicais.





Fala da companheira do Movimento de Resistência dos Professores em defesa da continuidade do movimento grevista.

Fala deste blogueiro, professor Carlos Hermes, em defesa da suspensão temporária e manutenção do estado de greve caso governo não cumpra o acordado.



Fala do professor Raimundo Nonato, diretor do Simproesemma em Imperatriz que também defendeu a suspensão temporária e o estado de greve.



Professor Júlio Pinheiros diretor de comunicação do Simproesemma.





Fala do professor Marcelo, membro do MRP, defendendo a continuidade da greve.

Importante dizer que mesmo com as divergências táticas, o que fica é um forte respeito pelos companheiros do MRP cujo esforço e luta se reconhece aqui, assim como espero seja recíproco. O inimigo do professor é o governo dos Sarneys. Contudo a luta foi de todos, assim como todos gostariam de ter condições objetivas reais para se defender a continuidade dessa luta.

Viva a luta!!