terça-feira, 26 de abril de 2011

Deputados aprovam convocação da secretária Olga Simão para responder sobre a greve dos educadores

Publicado pelo Sinproessema

Data de Publicação: 25 de abril de 2011 às 22:18

Finalmente, a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, irá à Assembleia Legislativa responder sobre a greve dos trabalhadores da educação da rede pública estadual de ensino, iniciada há quase dois meses, sem proposta concreta do governo para solucionar o impasse.
A convocação da secretária foi aprovada na sessão plenária, desta segunda-feira (25), com requerimento de autoria do deputado Marcelo Tavares (PSB), assinado por mais sete deputados da oposição, pleiteando a presença da secretária em plenário para prestar esclarecimentos sobre a greve e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para resolver a questão.
O requerimento foi assinado pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PC do B), Bira do Pindaré (PT), Luciano Leitoa (PSB), Carlos Amorim (PDT), Valéria Macedo (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Cleide Coutinho (PSB).
“Foi uma vitória democrática”. Assim definiu o deputado Rubens Pereira Júnior, que dá apoio à causa dos educadores desde o início da luta pela aprovação do Estatuto do Educador. Ele ressalta que a vitória alcançada com a convocação da secretária é fruto da iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) que por três vezes recorreu à Assembleia para pedir que os deputados intermediassem uma negociação com o governo e sugerir a convocação da secretária.
Desde que iniciou a greve dos educadores estaduais, após a primeira solicitação do sindicato, os deputados da oposição vêm tentando aprovar a convocação da secretária Olga Simão, mas não alcançaram êxito porque os deputados da bancada governista, liderados pelo deputado Roberto Costa, rejeitavam o pedido de convocação. O deputado Bira do Pindaré já havia apresentado requerimento de mesmo teor, mas não teve aprovação.
“Agora o debate vai ser completo. É a garantia de ouvir o outro lado. A secretária terá que dar explicações sobre a implantação do Estatuto do Educador e as demais questões pleiteadas pelos professores. Se ela não comparecer será crime de responsabilidade. Não é um convite e sim uma convocação e ela terá que comparecer”, esclareceu Rubens Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário