terça-feira, 12 de abril de 2016

FLÁVIO DINO DESCUMPRE LEIS

FLÁVIO DINO DESCUMPRE LEIS E IMPÕE POLÍTICA DE ARROCHO SALARIAL AOS EDUCADORES MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES-M.R.P 
São Luís - MA, abril de 2016. http://mrp-maranhao.blogspot.com.br/ 


 O governador do Maranhão insiste em continuar com sua política de desvalorização dos educadores da rede estadual de ensino, ao descumprir leis que lhes garantem direitos, tais como: a LEI DO PISO e o ESTATUTO do MAGISTÉRIO. Tanto a lei federal nº 11.738/08 (LEI DO PISO), quanto a lei estadual nº 8.960/13 asseguram o ajuste salarial anual aos educadores maranhenses no mês de janeiro. Infelizmente chegamos em abril e até o presente momento, não se sabe quando e como o governo assegurará esse direito aos educadores. Trata-se, em realidade, de uma ação sistemática de depreciação do fazer docente para a qual concorrem, entre outros: 
 1 – O descumprimento do acordo judicial que garantia o pagamento de cerca de 5.000 progressões aos professores. (Recentemente o governo afirmou que fará o pagamento dessas progressões em maio e retroativo a janeiro. Nesse sentido é muito importante observarmos a forma como o governo fará a implantação das referidas progressões.) 
 2 – O atraso permanente no pagamento do salário dos professores contratados ou que trabalham em regime de CET; assim como ocorre com trabalhadores terceirizados (vigilantes, operacionais, merendeiras, etc) 
 3 – A ausência e/ ou inexistência de material didático pedagógico na maioria das escolas da rede estadual; 
 4 – Os problemas na estrutura física de um número expressivo de escolas da rede estadual; 
 5 – O agravamento do problema da violência no espaço escolar e em seu entorno; 
 6 – As graves denúncias envolvendo o último concurso público e a eleição para gestor escolar. 

 Esses e muitos outros problemas evidenciam a grave situação pela qual passa a educação pública estadual, seus educadores e educandos. Infelizmente o governador da “MUDANÇA” age como seus antecessores e recorre, não às formas corretas de enfrentar as velhas chagas educacionais do nosso estado, mas tão somente lança mão de programas de governo eleitoreiros e de um marketing que visa a mascarar a realidade da rede estadual de ensino. 
 Diante desse lamentável cenário cada educador da rede estadual deve se posicionar: Ficaremos indiferentes a tudo isso e continuaremos ajudando o governo a mascarar os graves problemas da educação estadual e que estão cotidianamente aflorando em nosso ambiente escolar ou empreenderemos nossas forças para formar um coletivo de educadores que se posicionam diariamente contra esses ataques do governo de plantão à educação estadual, educandos e aos direitos da nossa categoria? Sem a nossa necessária e vital reação para barrar os ataques atuais e futuros sobre nossos direitos, o governo se sentirá à vontade para avançar cada vez mais sobre eles. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Governo antecipa pagamento de servidores estaduais neste sábado (27)

Devido a viabilidade financeira do Estado, o Governo do Estado antecipará, neste sábado (27), o pagamento dos servidores públicos estaduais, que estava previsto para ser efetuado no dia 1º de março. A medida obedece determinação do governador Flávio Dino e beneficia mais de 110 mil servidores ativos e inativos, que integram a folha de pagamento.
 
O calendário de pagamentos elaborado para o ano de 2016 apresenta sempre os dois primeiros dias úteis, do mês subsequente ao trabalhado, como referência para pagamento. Contudo, as datas são firmadas como limite, pois o Estado vem antecipando o pagamento, sempre que possível.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Verb to be
Activities
1. Complete com as formas verbais am, is ou are:
a. How __________ you today?
b. I _____________ fine.
c. You __________ late.
2. Escreva os cumprimentos em inglês:
a. Bom-dia, Maria.
___________________________________
b. Boa-tarde, João.
___________________________________
c. Até amanhã.
___________________________________
d. Boa-noite.
- chegada: _________________________________.
- saída: ___________________________________
3. Reescreva as frases, colocando os verbos na forma abreviada:
a. I am fine. ___________________________________
b. We are late. ___________________________________
c. She is a student. __________________________________.
d. It is a school. ___________________________________
4. Traduza as frases:
a. I’m well, and you? ___________________________________
b. We are late today. ___________________________________
c. Let’s go to school then. _________________________________.
5. traduza as palavras:
a. é, está _________________.
b. ir, vá, vamos _____________.
c. escola ___________________.
d. atrasado ________________.
e. sou, estou ________________.
f. hoje _____________________.
g. bom, bons, boa, boas _________________.
h. então ___________________.
i. ela _____________________.
j. obrigado. __________________.
k. ele ________________________.
6. Escreva as frases no plural:
a. I am well _______________________.
b. I am late. ______________________.
c. She is well. _____________________.
d. He is fine. _____________________.
e. How is she?








terça-feira, 29 de setembro de 2015

NOTA SOBRE AULAS AOS SÁBADOS

Publicado em 29/set/2015

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) vem a público esclarecer que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/MA) não poderá obrigar os profissionais da educação a irem às escolas aos sábados. Diante da iniciativa do governo do Maranhão em antecipar o calendário letivo de 2015, o Sindicato adverte que o Estado deve garantir a opcionalidade aos docentes.

Vale lembrar que as escolas públicas têm autonomia para definirem pela antecipação do calendário. Porém, a Direção do SINPROESEMMA pontua que os servidores que não desejarem ministrar aulas aos sábados devem ter o direito assegurado, sem nenhuma punição.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

ENVELHECER COM ALEGRIA

Já se passaram muitos anos, e não tive mais novidades para os amigos. Eu gostaria muito de dar continuidade com o nosso blog, e falar todas as coisas que estão engasgadas na minha goela. Envelheci, e parece que muitas pessoas já me olham de modo atravessado; não que isso me incomode, mas acho ridículo tais atitudes.
Essas pessoas acham que não irão envelhecer, isto é, muitos não irão envelhecer porque morre cedo. Morrem jovens, por isso não tem a oportunidade de envelhecer e prolongar suas vidas e sentir o - sabor maravilhoso de viver  muitos anos - e ver o que velhice tem a oferecer. Ser velho é bom e maravilhoso.
Pena que muitos não entendem o quanto é bom envelhecer. Ver gerações e mais gerações passarem na sua frente, diante de seus olhos. Como também ter lembranças de pessoas que já se foram, mas que suas imagens ficaram gravadas na sua mente.  Muitas lembranças triste porém muitas alegres com as quais você compartilhou com seus entes queridos que já não estão mais ao seu lado.
Seria muito inteligente se essas pessoas preconceituosas começassem a colocar seus cérebros atordoados para funcionar e ver que os velhos tem muito mais práticas de vida que os que estão começando a viver a vida.

terça-feira, 4 de março de 2014

A Saúde da Mulher



 Sintomas da Endometriose
Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.
Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão:
• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
• Dor pré-menstrual;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor difusa ou crônica na região pélvica;
• Fadiga crônica e exaustão;
• Sangramento menstrual intenso ou irregular;
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
• Dificuldade para engravidar e infertilidade.
A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.
Fontes:
Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP

A Saúde da Mulher



Endometriose
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.
Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, no final do ciclo ele descama e é expelido na menstruação. Em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se a mãe ou irmã sofrem com a doença.
É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.
A doença afeta hoje cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.
Fonte: Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP