17 de agosto de 2011
Por Hilton Franco com acréscimos do titular do blog
Lugar de criança é na escola. Certo? Errado. No Maranhão, sob o domínio da oligarquia Sarney, a educação não é prioridade.
O estado possui uma taxa de analfabetismo de 19,1 % e cerca de 1,7 milhão de habitantes vivem em extrema pobreza, com renda de R$ 39,00 por mês, segundo o IBGE.
Diante do quadro tenebroso, quatro meninos da zona rural do município de Penalva, distante cerca de 233 Km de São Luís, se aventuram em tapar buracos da rodovia MA-216, com o intuito de aumentar a renda familiar.
Indagados sobre o real motivo que os levam a tapar buracos nas rodovias, o menino que segura a pá, de camisa amarela, com as mãos calejadas, disse que a família vive do Bolsa Família e que a renda não dava para sustentar a todos. “O dinheiro arrecadado é para ajudar a comprar alimentos”, relatou um outro menino de voz franzina.
A MA-216 é a única via de acesso a Penalva e possui 24 km de extensão, que está completamente esburacada e empoeirada, tornando o percurso perigoso. A viagem que era para durar alguns minutos, passou a durar mais de 1h.
O trabalho de recuperação era para ser executado pela Secretaria de Estado de Infra-Estrutura, sob o comando do deputado licenciado Max Barros (DEM), que está mais preocupado agora com sua candidatura para prefeito de São Luís do que com o estado de conservação das vias do Estado. Contudo o serviço de tapa-buraco está sendo realizado por crianças, em troca de algumas moedas, que jogam terra nas crateras para amenizar a situação.
E assim caminha o ‘melhor governo da vida’ de Roseana Sarney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário